Tableau para Iniciantes [Parte I]- Introdução

Olá!! Seja MUITO bem vindo a minha série de Tableau para iniciantes! O meu nome é Roberto, e vou te acompanhar nesta série 🙂 Eu estou super empolgado por você estar aqui, e estar dando um passo importante na sua jornada dentro do mundo dos dados e escolhendo o Tableau como uma das suas ferramentas. Eu, particularmente, curto demais o Tableau por ser muito gostosa de trabalhar, e ser muito fácil e intuitivo. Apesar de simples para quem está começando, ele também é muito flexível e permite você criar análises mais complexas. Então, todos os públicos estão muito bem amparados nele. Neste movimento de dados que temos no mundo, a Tableau tem contribuído em muito na construção da cultura data-driven.

Este é um post introdutório de uma série de um curso básico de Tableau. Em breve eu vou liberar novos cursos com uma perspectiva bem diferente deste. Mas se você aproveitar bem este curso básico, com certeza isso já vai te dar muitos recursos nas suas frentes de trabalho, seja na indústria, academia ou se você está apenas querendo conhecer a ferramenta de uma forma mais superficial.

Introdução

O propósito desta série é providenciar uma primeira impressão da ferramenta de visualização de dados Tableau. O meu objetivo aqui é prover para você um tutorial abrangente, mas simples de entender, e que demonstra todos os passos necessários para que você possa começar a desenvolver suas primeiras visualizações de dados a entrar no mundo de analytics 🙂
A minha ideia não é terminar este curso por aqui. Meu propósito é que você possa de fato aprender ao máximo neste curso, então no futuro eu vou adicionar mais conteúdo neste mesmo curso. Se você quer receber uma atualização disso, ou quando eu liberar novos cursos, se inscreve aqui no meu site. Pela programação, essa série vai conter alguns assuntos que já não são mais tão básicos, já são um pouco mais avançados e muito comuns no dia a dia. Então se inscreve se vc quer ser avisado:

 

Newsletter

O único software necessário é a versão gratuita Tableau Public. Nós vamos utilizar essa versão para que ninguém tenha problema de licenças ou de vencer a versão trial. E assim você também já vai montando o seu próprio portfólio 😉

As instruções de download e instalação estarão disponíveis no decorrer do tutorial. 

O que é a Tableau

A Tableau é uma empresa norte americana pertencente a Salesforce, focada em soluções de visualização de dados e Business Intelligence. A Gartner é uma empresa muito respeitada, e ela faz uma avaliação de diversas ferramentas de BI e busca entender aonde essas ferramentas se encaixam no mercado. Neste relatório, tem um quadrante mágico onde eles cruzam a habilidade de execução, e a completude de visão de diversos produtos. Pela avaliação da Gartner, já fazem alguns anos que o Tableau se mantém entre os principais líderes de mercado.

Este é o quadrante mágico reportado em 2020:

Resultado de imagem para analytics and business intelligence platforms gartner 2020

 

Soluções Tableau

O Tableau contém diversas soluções para diferentes problemas. Esses são os principais produtos do conjunto de soluções:

  • Tableau Desktop: é a versão completa e paga da ferramenta de desenvolvimento das visualizações. Essa versão pode se conectar a uma gama incrível de fontes de dados, como planilhas Excel e do Google, bancos de dados (e.g. Oracle, PostgreSQL, SQL Server), Redshift, AWS e por aí vai.
  • Tableau Public: é a versão gratuita da ferramenta para desenvolvimento. Quanto ao desenvolvimento das visualizações, ela possui TODOS os mesmos recursos do Tableau Desktop. No entanto, o Tableau Public possui notáveis limitações. Primeiro, ela possui limitação de conexão para poucos formatos de dados, como Excel e CSV. Segundo, todas as visualizações e dados são salvos em uma nuvem pública, eles não podem ser salvos localmente. Isso significa que qualquer pessoa pode ter acesso às suas informações. Portanto, tenha muito cuidado com o que é desenvolvido na versão Public.
  • Tableau Reader: é um aplicativo para leitura e interação com arquivos criados no Tableau Desktop. O app é gratuito, e não possui modo de edição dos arquivos.
  • Tableau Prep: é uma ferramenta nova da Tableau com o objetivo de organizar e disponibilizar os dados no Tableau Server. A ferramenta foi lançada em 2018 e ainda está nas suas primeiras versões.
  • Tableau Server: é um produto de servidor do Tableau. Se você deseja disponibilizar os dashboards e visualizações para outras pessoas, você pode disponibilizar-los com Tableau Server. Esse recurso possui várias opções de configuração para controle e segurança dos dados.
  • Tableau Online: em resumo, é uma versão cloud do Tableau Server. Esse é um recurso muito interessante se você deseja disponibilizar suas visualizações, mas não possui estrutura para comportar o Tableau Server.

Neste tutorial vamos utilizar o produto Tableau Public. Se você deseja partir para a versão paga do Tableau, pode contratá-lo diretamente pelo site.

Licenças Gratuitas do Tableau Desktop
A Tableau distribui licenças gratuitas do Tableau Desktop para estudantes e professores 🙂
Para solicitar sua licença:

  1. Acesse o site https://www.tableau.com/pt-br/
  2. No final da página clique em Academia
  3. No parágrafo de Estudantes, clique em Saiba Mais
  4. Preencha suas informações e envie seu comprovante de matrícula

Instalação

Para instalar a versão Public do Tableau:

  • Acesse o site https://public.tableau.com/
  • Forneça o seu endereço de e-mail no input “Digite seu endereço de e-mail”
  • Clique em BAIXAR O APLICATIVO

O download deve começar em seguida, e basta você fazer uma instalação padrão no Windows ou Mac.

Obs.: não tem versão para Linux.

Beleza! Pra começar é isso aí galera! 

No próximo post vamos falar sobre os dados que vamos utilizar, conectar o Tableau a estes dados e entender como funciona a tela de conexão dos dados.

Até!


Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *